CIÊNCIA E DECISÃO POLÍTICA EM PORTUGAL
Contexto e Objectivos
Nas sociedades modernas, é essencial que os investigadores se envolvam em questões de políticas públicas e estejam suficientemente a par do processo político, particularmente no que diz respeito às aplicações abrangentes da ciência e tecnologia (C&T) em domínios políticos importantes, tais como segurança pública, medicina, finanças e transporte.
Este curso livre, direcionado para a comunidade científica, fornecerá aos participantes um primeiro contato com a Ciência para as Políticas (Science for Policy), apoiando os participantes a desenvolver uma visão mais ampla de como a ciência pode apoiar a formulação de políticas na nossa sociedade. O objetivo geral é sensibilizar os participantes para o contexto político de forma a que possam fornecer informação de forma eficaz. Nesse sentido, o curso livre irá discutir a separação em conhecimento, capacidades e comunicação entre cientistas e decisores políticos.
De forma a conseguir isso, curso livre apresentará aos participantes conceitos como política, políticas públicas e formulação de políticas públicas e apoiará a refletir sobre o papel do conhecimento científico no apoio à tomada da decisão política. Especificamente, os workshops salientarão a importância da tomada de decisões com base em evidência científica e do papel ativo dos investigadores no envolvimento produtivo com os decisores políticos.
Para Quem
Comunidade científica, incluindo profissionais de interface à ciência
Abordagem
O curso livre proporcionará a oportunidade a cientistas, decisores políticos e políticos de partilharem as suas experiências e perspectivas com os participantes sobre o valor e o uso eficaz da ciência no apoio à formulação de políticas. Ao fornecer contextualização, introduzir conceitos-chave, discutir exemplos e estudos de casos e oferecer oportunidades para a formação de redes e debate crítico, os participantes irão desenvolver conhecimento prático, capacidades e mecanismos necessários para maximizar o impacto do seu trabalho no apoio à formulação de políticas e em última análise, criar laços mais fortes entre a ciência e políticas.
Duração e Datas
5 sessões de 3 horas e meia (16:00-19:30)
- 14 de Novembro (quinta-feira)
- 21 de Novembro (quinta-feira)
- 25 de Novembro (segunda-feira)
- 4 de Dezembro (quarta-feira)
- 13 de Dezembro (sexta-feira)
Onde
Fundação Calouste Gulbenkian, Av. de Berna, 45A, Lisboa
Conteúdo Programático
- Introdução à Ciência para as Políticas
- Papel(éis) dos cientistas na formulação de políticas
- Utilização do conhecimento científico para informar a formulação de políticas (exemplos-chave)
- Conhecimentos e capacidades para maximizar o impacto da ciência na formulação de políticas
- Construir a ponte entre a Ciência e a Decisão Política em Portugal
Organização
Coordenação
Mara Almeida
Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL)
Colaboração
Ana Delicado
Instituto de. Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL)
Com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian
CFCUL, Unidade de Investigação FCT (UID/FIL/000678/2019)